top of page

O oceano é o nosso meio de vida

O objetivo da criação do Aquário Marinho de Búzios é proteger os oceanos para as futuras gerações, através de diversas ações ambientais e sociais. Algumas atividades são diretrizes do Aquário: 

Atividades principais

Reprodução de peixes para soltura

Um dos focos do Aquário é a manutenção da fauna marinha e proteção de espécies vulneráveis. Dessa forma, iremos reproduzir diversas espécies para posterior soltura nos oceanos, buscando também conscientizar e captar a participação dos pescadores e população ribeirinha para a proteção de espécies que possuem baixa taxa de reprodução na natureza, como raias e cações, com medidas e contrapartidas para desenvolver a não pescaria desses animais. Iremos ressaltar também a conscientização que deve ocorrer na época do defeso em relação à outras espécies. 

Âncora 2

Reprodução de corais para soltura

As bancadas de corais são cruciais para a reprodução e desenvolvimento de muitas espécies marinhas. Servem de base sólida para depósito de ovas de peixes e área de proteção dos alevinos (filhotes) contra predadores. Cerca de 1/4 de todas as espécies de peixes dependem dos corais para sobreviver. Mais de 5.000 espécies de peixes, 10.000 de moluscos e uma quantidade incontável de algas e crustáceos vivem e se reproduzem em torno das estruturas coralíneas no mundo.

 

Os corais são os verdadeiros berçários de animais marinhos, por isso não mediremos esforços para aumentar a quantidade de bancadas de corais nativos no mar de Búzios, através da reprodução de colônias de corais e posterior soltura e instalação no ambiente natural.  

Âncora 3

Limpeza das praias

Mesmo após a futura conscientização de toda a população local e turistas que visitem a cidade, muito lixo continuará chegando às praias, transportado pelas correntes marinhas. Os oceanos estão conectados e infelizmente a quantidade de lixo no mar pelo mundo inteiro só tem aumentado com o passar dos anos.

 

Vamos agir semanalmente na limpeza das praias da cidade, engajando muitos voluntários em ações ambientais, também na retirada do microlixo, este que, acaba matando aves marinhas, além de peixes, tarturugas e mamíferos de médio porte. 

Âncora 4

Combate ao plástico nos oceanos

O plástico atualmente é um dos maiores vilões e culpado pela morte de milhares de animais marinhos anualmente no mundo, incluindo tartarugas e alguns mamíferos como golfinhos e baleias, pois os animais acabam ingerindo itens de plástico, o que resulta na obstrução do trato digestivo desses animais, levando à morte lenta e dolorosa.

 

Outro agravante é o fato de que todo o plástico nos oceanos um dia se transformará em microplástico. O microplástico no ambiente acaba sendo um concentrador de outras substâncias tóxicas presentes no ambiente e, além de causar o morte de animais, levará ao desenvolvimento de doenças por intoxicação indireta nas populações ribeirinhas, devido ao consumo de peixes que possuem saturação de microplástico e substâncias em seus organismos.

 

O descarte de todo o plástico utilizado deve ser feito corretamente. A educação ambiental e conscientização de todas as pessoas e consumidores se torna essencial. 

Âncora 5

Atividades adicionais permanentes

Desenvolvimento do ecoturismo

Todas as formas de preservação ocorrem através da cultura, educação e conhecimento. Assim, conhecer o ambiente marinho, principalmente na sua forma natural é fundamental. Dessa forma, o ecoturismo na Região dos Lagos, além de ser uma atração, ajudará diretamente na preservação da fauna e flora, desenvolvendo a conscientização e conhecimento da população.

 

Assim sendo, iremos apoiar e indicar para turistas os serviços prestados por empresas parceiras que trabalham com ecoturismo e defendem a preservação do meio ambiente.

Âncora 6

Desenvolvimento de eficiência energética

Energia limpa é aquela que não libera durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. As fontes de energia que liberam quantidades muito baixas destes gases ou resíduos também são consideradas fontes de energia limpa. 

Iremos destacar a eficiência energética através do uso de equipamentos inteligentes e outros itens de baixo consumo, como tecnologia LED. Além de estimular o comércio de itens de baixo consumo, destacaremos a possibilidade de instalação de painéis solares para uso residencial.

 

A estrutura do Aquário deverá conter um dois maiores sistemas de painéis solares da Região dos Lagos, para produção de energia limpa, que será usada para manter os sistemas de suporte de vida (SSV) dos berçários de animais marinhos.

Âncora 7

Desenvolvimento da reciclagem

O consumo de itens que possuem embalagens de materiais como vidro, plástico, metal, isopor e madeira são inerentes à vida humana moderna. O consumo e utilização desses tipos de materiais devem ser feitos de forma consciente, assim, todas as empresas e clientes devem procurar diminuir o uso de materiais que demoram para se desfazer, seja através do uso de refis, embalagens biodegradáveis, entre outros.

 

Para ajudar na diminuição de lixo no planeta, que acaba indo parar nos oceanos, iremos criar um  centro de separação e compactação de materiais recicláveis, para serem transportados e reutilizados pela indústria. Apoiaremos também artistas e empresas locais que utilizam como matéria-prima itens reciclados, para a criação de suas obras e produtos. 

Âncora 8

Combate aos focos da dengue

A água deve ser fonte de vida e não de doenças!

Seguindo esse raciocínio, todos nós devemos combater o mosquito e o ciclo de reprodução dos mosquitos que são transmissores da dengue, zika, chikungunya e também de outras doenças, como a febre amarela. O ciclo ocorre em água parada, seja na água limpa ou suja!

O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela e o seu ciclo de vida é divido em 4 fases: ovo, larva, pupa e mosquito desenvolvido. Uma única fêmea produz de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de 3 ciclos durante sua vida. Através de campanhas educativas constantes e do engajamento da população local tentaremos ao máximo combater os focos de mosquitos da cidade.

Âncora 9
20150103_123958A.jpg

METAS

Acreditamos que todos nós podemos fazer a diferença para salvar a natureza e proteger os oceanos, somando forças com empresas, entidades públicas, instituições sem fins lucrativos e com a população em geral. Temos a intenção de guiar e desenvolver atividades que visam tanto resultados imediatos, como metas de longo prazo.  Podemos citar algumas metas anuais, baseadas em cálculos de ações de limpeza e reprodução de animais que já foram efetuadas em menor escala.

Metas na segunda fase para cada ano:

- Reprodução e soltura de cem mil cavalos-marinhos.

- Reprodução e soltura de dez mil peixes de 20 espécies nativas.

- Reprodução e soltura de setecentas mudas de corais nativos.

- Mapeamento de corais numa área de seis mil metros de leito marinho, cobrindo uma área de 500 metros quadrados por mês. Para monitoramento das colônias de corais.  

- Proteção, marcação e soltura de cento e cinquenta tubarões e raias.  

- Retirada de dois mil quilos de lixo das areias das praias.

- Retirada de quinhentos quilos de lixo do leito marinho.

- Criação de mudas e plantio de duzentas árvores nativas.  

- Reciclagem de quinze mil quilos de lixo, sendo vidro, plástico, metal, isopor e madeira, provenientes de restaurantes, bares e comércio em geral da cidade.

- Palestra e visitação gratuita para mil alunos de diversas idades da rede pública de ensino.

 

 

Nossas metas para 25 anos de existência do Aquário Marinho de Búzios:

- Dois milhões e quinhentos mil cavalos-marinhos soltos no mar do Brasil.

- Duzentos e cinquenta mil peixes soltos no mar do Brasil.

- Dezessete mil e quinhentas mudas de corais soltas no mar do Brasil.

- Mapeamento de colônias de corais e fauna marinha numa área de cento e cinqüenta mil metros quadrados de leito marinho do Brasil.

- Proteção, marcação e soltura de três mil setecentos e cinqüenta tubarões e raias.

- Retirada de cinqüenta mil quilos de lixos das praias.

- Retirada de doze mil e quinhentos quilos de lixo do leito marinho.

- Criação de mudas e plantio de cinco mil árvores.

- Reciclagem de trezentos e setenta e cinco mil quilos de lixo, sendo vidro, plástico, metal, isopor e madeira, provenientes de restaurantes, bares e comércio em geral da cidade.

- Palestra e visitação gratuita para vinte e cinco mil alunos, de diversas idades, da rede pública de ensino.

Âncora 1
bottom of page